quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Inovar no natal

Passeando pela internet encontrei um post bem interessante com ideias para inovar na decoção de natal. São 17 ideias de diversos blogueiros para decorações natalinas. As minhas preferidas foram estas:

Fitinhas decorando os copos, super simples, mas dá um ar bem sofisticado. Além de poder ser usado em qualquer ocasião (no natal, ano-novo, jantar, festas de aniversário).

 

 Árvore de natal com adesivo de parede, bem baratinho se feito com papel contact, só recortar o molde e colar na parede. Adorei!

 

Luzinhas de natal em potinhos de vidro, adorei a ideia, iluminação diferenciada dá um toque especial no ambiente.

As outras ideias tambem são bem bacanas, vale a pena conferir toda a matéria aqui.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Árvore criativa: cabides

Ideia criativa para árvore de natal, com material bem alternativo: cabides.




segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Passo a passo: flores de papel para árvore de natal

Dezembro já está chegando essa semana. Então acho que está na hora de começar a preparar a casa para o Natal!! No comércio o natal ja chegou faz tempo, mas não gosto desta história de decorar tudo em outubro já, senão dezembro perde a graça. Eu decoro sempre a partir do dia 1o.
Tenho muita coisa bacana para mostrar ao longo do mês, mas como segunda é o dia do passo a passo, começo ensinando a fazer uma florzinha de papel para usar na decoração da árvore ou da sua casa, como preferir. E serve para outras festinhas e comemorações também.



É beeeem fácil, não precisa talento nenhum pra fazer viu, só vontade!
  • Corte 11 tiras de papel
  • Dobre ao meio para marcar o centro e use o grampeador para prendê-las
  • Separe uma tira e cole na ponta, formando um arco. 
  • Vá colando uma a uma até formar a flor.

Achou complicada a explicação? Então clica aqui para ver um vídeo mostrando como faz.
Depois é só amarrar um fiozinho ou fita e pendurar na árvore.





Fonte: http://howaboutorange.blogspot.com/
          http://thecraftingchicks.com/

sábado, 26 de novembro de 2011

Dicas para organizar uma festa

Organizar uma festa não é fácil, ainda mais se você estiver fazendo isso sozinha. Então selecionei algumas dicas que podem ajudar nesta tarefa. Elas servem para qualquer tipo de festa ou comemoração.

  •  Planejando a festa
O primeiro passo para uma festa bem sucedida é planejá-la. Decida que tipo de festa vai fazer, se vai ser em casa, num salão, num buffet, quanto tempo você tem para preparar tudo, se vai fazer sozinha ou se vai contratar algum serviço para ajudá-la. E principalmente, qual o orçamento disponível.
  • Lista de convidados
Faça uma lista para saber o número de convidados. A partir deste número você poderá organizar a quantidade de comida, convites, lembrancinhas, se o espaço escolhido é suficiente e se os gastos vão caber no orçamento.
  •  Defina a data e o horário
O horário escolhido vai definir o tipo de cardápio e a quantidade de comida. Por exemplo, se for uma festa à noite, vai ser servido jantar ou coquetel, se vai ser um almoço ao meio-dia... o cálculo da comida também muda, geralmente as pessoas vão comer mais durante a noite (pois seria o horário da janta) do que se a festa for somente à tarde. Se o dia da comemoração for durante a semana ou no meio de um fim de semana prolongado com feriadão, pode acontecer de mais convidados faltarem.
  • Defina o local da festa
Se for num buffet ou salão de festas é necessário uma certa antecedência para poder reservar o lugar. A partir do local escolhido você já pode começar a definir a decoração também.
  • Escolha o tema da festa
O tema da festa deve estar de acordo com a comemoração, se for uma festa infantil, deve estar relacionado com a idade da criança. Leve em consideração o orçamento, temas da moda podem custar mais caro do que um tema simples em que você mesma pode fazer a decoração. Já falamos sobre isso aqui.
  • Alimentação
Conforme citado na etapa de data e horário, a alimentação deve ser definida de acordo com o horário da festa. Sobre como calcular a quantidade de comida e bebida, clique aqui.
  • Animação da festa
Prepare atividades para entreter os convidados. Se for uma festa infantil, decida se vai contratar recreacionistas, mágicos, palhaços, cama elástica, piscina de bolinhas... Se o seu orçamento não permitir, programe algumas brincadeiras e atividades para as crianças. Se for uma comemoração de adultos, contrate um DJ ou faça uma seleção de músicas animadas você mesma.


No site da revista Crescer, tem um guia muito legal de como organizar uma festinha infantil. Se quiser conferir clique aqui.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Decoração com lã

Encontrei estas fotos hoje na internet. Ia fazer post sobre outro assunto, mas achei a ideia simplesmente genial, nunca havia pensado em usar lã como decoração e tive que publicar hoje mesmo hehehe. O tema da festa era arco-íris, aniversário de 1 aninho. Eu faria um chá de fraldas com essa decoração, achei muito delicada. Compartilho com vocês as imagens para inspiração.




E aqui tem um vídeo ensinando a fazer o pompom de lã. Acho que é simples, vou tentar e aviso se deu certo.

Fonte: Sweet Design

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Passo a passo: aprendendo a fazer cupcake

Oi, pessoal!

Hoje vamos falar sobre cupcakes, aqueles bolinhos lindos e deliciosos que estão super na moda. O melhor de tudo é que, além de serem muito gostosos, eles podem fazer parte da decoração. A maioria dos lugares que vende também oferece cupcakes personalizados, de acordo com o tema da decoração.


Eles ficam lindos, mas podem sair um pouco caros. Como o blog quer dar dicas de economia, vou mostrar sugestões mais baratas, mas que também podem decorar sua festinha com muito estilo.
A primeira dica é fazer os bolinhos em casa. Não sabe? Aqui tem um vídeo que ensina o passo a passo.
Depois você pode decorá-los como sua imaginação mandar. Algumas ideias:



Ainda pode fazer a cobertura básica e acrescentar as tags (etiquetas) com o tema da festa, é só imprimir em casa mesmo e usar palitinhos.


Não fica um charme? 


Fonte: imagens da internet (google)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Estrelas fluorescentes

Hoje vou publicar umas fotos bem antiguinhas, da decoração de aniver de uma amiga minha, que é companheiríssma para inventar decorações de festinha comigo (beijo Gabi!). Ela queria uma festa à fantasia e fizemos uma decoração de estrelas. Adoramos o resultado final então aproveito o blog para mostrar para vocês e quem sabe inspirá-las também. A qualidade das fotos não é das melhores, mas dá pra ter uma boa noção da festa.


 
Foi no salão de festas do prédio. Tinha uma churrasqueira enorme, que "escondemos" com os balões.


E as estrelas nós fizemos com cartolina e um molde feito no word. O detalhe não aparece nas fotos, mas escolhemos aquelas cartolinas com cores fluorescentes (amarelo, laranja e branco) que brilham no escuro se tivermos uma luz negra. O legal é que enquanto os convidados chegavam e as luzes estavam acessas a decoração já era uma graça, depois quando começamos a festa com música, foi só apagar as luzes e acender a luz negra para termos as paredes todas estreladas brilhando. Bem bonito! 
Gostou? Aproveita e deixa um comentário então!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Passo a passo: pompom de papel

De volta e com as energias renovadas depois do feriadão =)
Aproveitei para fazer "arte" em casa. Uma delas foi testar esse passo a passo de pompom de papel. E não é que deu certo?
Vi essas fotos de decoração que me inspiraram na internet e achei muito bonitas.




 
Depois uma colega achou a foto mostrando como faz.
Eu fiz com papel de seda azul, mas numa escala menor pois não tinha muito papel para testar. Foi bem mais fácil do que eu imaginava. Olha como ficou:



Você pode fazer em tamanhos variados e pendurar no teto com fio de nylon, o efeito visual é lindo e o preço super acessível.
Neste link tem outro passo a passo e fotos de um casamento decorado com os pompons.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Balões no teto


Qual o item que mais caracteriza decoração de aniversário? Balão! Eles estão em quase todas as festinhas, desde as mais simples até aquelas mais caras. Concordo que eles dão um ar bem festivo com um preço acessível. Entretanto, acho bastante arriscado fazer uma decoração mais elaborada, com arcos por exemplo, por conta própria. A não ser que você já tenha tentado antes e visto que ficou legal. As minhas tentativas pelo menos, foram todas frustantes. Os baloes nunca ficam do mesmo tamanho e com aquela cara de "feitos em casa". Nada parecido com os arcos feitos pelos profissionais.
Mas isso não significa que você não possa fazer uma decoração linda com balões! Uma ideia que fica bem bacana e que apareceu num post desta semana (aqui) são os balões colados no teto.


Basta encher o balão e colá-lo no teto com fita adesiva. Pode ser durex mesmo, mas eu prefiro aquela fita dupla face, que é mais resistente, para não correr o risco dos balões começarem a cair no meio da festa.
Amarrar pedacinhos de fitilho na mesma cor da decoração deixa ainda mais bonito. Também dá pra usar fita metalizada, acho que fica bem legal em uma festa com pista de dança.
Fitilho

Fita metalizada





Encontrei esta outra ideia com balões metalizados, que são um pouco mais caros, mas fica lindo, não?


Neste caso fizeram o contrário, amarrando os balões no teto com fita de nylon, deixando-os pendurados em  alturas diferentes. Achei o máximo!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tema de festa: fotos (parte 2)

 Olha que graça este chapéu:

E super simples de fazer. Só usar um molde (aqui ) para recortar na foto e colocar o elástico. 




segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Tema de festa: fotos (parte 1)

Olá!

Já mostramos algumas ideias de decoração com fotos aqui no blog. Mas agora vamos ver como você pode usar fotos como TEMA da festa. Imagina que bacana compartilhar os momentos marcantes de sua vida com amigos e familiares, trazendo de volta muitas lembranças. Além, é claro, de uma decoração super original.




 As fotos podem ser incluídas em vários itens da festa:
 
Em velas


Jogos americanos e bandejas para servir, onde os convidados podem deixar um recadinho e felicitações para o aniversariante


No bolo

Festa mais personalizada não existe! Amanhã mais uma dica para usar na festa temática de fotos, com passo a passo.

Fonte: Sweet Design e Martha Stewart

sábado, 5 de novembro de 2011

Festas temáticas

A primeira coisa a fazer ao organizar a decoração da festa é escolher o tema. Nas minhas pesquisas em vários blogs e sites americanos o que mais chama a minha atenção é a criatividade deles na hora de escolher o tema das festinhas, seja de crianças ou de adultos. 
Digo isso porque o que mais observo por aqui são festinhas relacionadas a temas prontos, que estão fazendo sucesso, principalmente entre as crianças. Quando vamos numa festinha infantil já logo imaginamos quem será o personagem escolhido (sim, sempre tem o personagem da moda: Ben 10, Backyardigans, algum desenho da Disney, Princesas). Só que na hora de comprar balão, chapeuzinho, guardanapos, copos e por aí vai, quanto mais famoso o personagem, mais caros são os itens.
Sabemos que é isso que as crianças pedem, mas já parou para pensar que existem temas "desconhecidos" que podem tornar a festa igualmente linda e encantadora? E o melhor de tudo, com itens beeeem mais baratos que podem ser feitos em casa e com a ajuda da criança. Aposto que ela vai adorar participar.

Você pode escolher o tema de acordo com:
  • cor
  • idade (o número é o tema)
  • época do ano (primavera - festa com flores; verão - festa com adereços de praia ou havaiana; inverno - bonequinhos de neve
  • formas geométricas (bolas, listras, xadrez, estrelas)
  • esporte favorito (basquete, vôlei, natação, futebol)
  • animais (borboleta, cachorros, gatos, ursinhos, joaninha, macacos, dinossauros)
Fotos para inspiração

Festa cores cítricas



Festa surf


Festa arco-íris



Festa macacos


 Festa bandana


O blog está só começando, vou escolher um tema por semana e mostrar várias ideias de decoração simples para que você possa fazer em casa também e usar sua criatividade.
Gostaram? Segunda-feira tem festas temáticas para adultos também.


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Calculando a quantidade de comida e bebida

O post de hoje não é sobre decoração, mas é de grande utilidade. Já que falamos de decorações econômicas, supõe-se que você organizará a festa sozinha. E um item importantíssimo da festa é quantidade de comida e bebida que deve ser calculada por convidado, pois o ideal é fazer um cálculo aproximado para não exagerar e muito menos para faltar comida não é?

Salgadinhos: 

  • Quando servimos somente coquetel, deve-se contar de 15 a 18 salgados por pessoa 
  • Se servimos um prato quente com o coquetel, esta quantidade diminui para 12 a 15 salgados por pessoa
  • Se houver jantar completo, calcula-se uma média de 6 a 8 salgados por pessoa.
Docinhos:
  • Quando são servidos depois da sobremesa, calcula-se 3 por pessoa
  • Sem sobremesa calcula-se de 5 a 6 docinhos por pessoa
Bolo:
  • 60g de bolo (se houver sobremesa)
  • 100  a 150 g por pessoa (se não houver sobremesa)
Bebidas: 
  • 1/2 garrafa de vinho
  • 1/8 garrafa de champagne (para o brinde)
  • 1/6 garrafa de cerveja (quando houver vinho e whisky), 1/4 garrafa (quando houver vinho) ou 1 garrafa (quando não houver outras bebidas alcoólicas)
  • 400ml de refrigerante (quando houver outras bebidas) ou 600ml (quando não houver outras bebidas)
  • 200ml de água
Jantar:
  • 150g de massa
  • 200g de carne ou peixe
  • 100g arroz pronto
  • 120g de frutas e vegetais

Não esqueça: Na hora de calcular a quantidade de comida, você deve contar cada 2 crianças como 1 adulto.